myPOS blog Dicas

Plano de negócios – como criá-lo em 10 passos simples

Começar o sua empresa pode ser um momento verdadeiramente excitante da sua vida, mas não acontece sem desafios, ou, no mínimo, preparação prévia. Uma parte dessa preparação é a criação de um plano de negócios – ou o projeto para a criação, desenvolvimento e crescimento do sua empresa.

Mas o que é um plano de negócios e como se pode criar um?

Esta publicação oferece-lhe algumas dicas úteis sobre informações que devem ser incluídas no seu plano para o ajudar a chegar aos investidores certos, despertar o interesse deles, e oferecer todas as informações certas para os ajudar a investir no seu negócio em oposição a outros que poderiam escolher.

O que é um plano de negócios?

Simplificando, um plano de negócios é um guia que o ajuda a navegar nas fases de arranque, desenvolvimento e crescimento de sua empresa. Olha para todos os ângulos diferentes de gerir um negócio e lança as bases para preparar a sua execução. Alguns referem-se a ele como a “Bíblia” de uma empresa porque é um documento ao qual continuará a referir-se vezes sem conta à medida que o seu negócio arranca e amadurece.

Ao preparar este plano, é vital sentar-se e demorar o tempo que for preciso para o fazer. Não está numa corrida, por isso não precisa de se apressar. Tirar o tempo para preparar todos os diferentes aspetos do seu plano de empresass juntamente com documentação e previsões de apoio irá ajudá-lo a ter uma possibilidade mais forte de ser notado e obter esse valioso investimento inicial no seu negócio.

Por que deve preparar um plano de negócios?

Se está a pensar que muitos empresários começaram sem um plano da empresa e foram bem-sucedidos, teria parcialmente razão. No entanto, preparar o seu plano de negócios vem com muitas vantagens. Eis porque deve investir o seu tempo a escrever um:

  • Ajuda-o a gerir o sua empresa.
  • Guia-o através de cada fase de iniciação e gestão do seu negócio
  • Ajuda a estruturar, iniciar e fazer crescer o empreendimento
  • Ajuda-o a pensar em todos os aspetos do sua empresa
  • Um plano de negócios sólido pode ajudá-lo a obter financiamento, em alternativa, pode ajudar a atrair novos parceiros da empresa
  • É uma ótima maneira de convencer os investidores a dar o salto e escolhê-lo a si
  • Ajuda-o a reconhecer potenciais obstáculos antes da criação do negócio e como ultrapassá-los
  • Pode ajudá-lo durante toda a duração de gestão do sua empresa e não apenas durante a fase de start-up
  • Funciona como um ponto de partida para ver se a sua ideia de negócio faz sentido
  • Pode planear melhor as suas vendas, marketing e operações comerciais
  • Ajuda na criação da sua estratégia e plano de ação para os anos vindouros
  • Será capaz de definir objeções sólidas, bem como passos de ação sobre como alcançá-los
  • Ajuda-o a identificar quaisquer lacunas que talvez não tenha identificado antes
  • Funciona como uma referência para o desempenho da empresa
  • Pode ajudá-lo a identificar e atrair novos parceiros, distribuidores ou agentes de alto talento
  • Comunica o propósito e a visão do negócio

Reunir o seu plano de negócios

Como criar um plano de negócios

Quando se trata de como construir um plano de negócios, é preciso pensar em vários temas abrangentes, que são cobertos com mais detalhes abaixo. No entanto, em última análise, vai querer descobrir que problema ou lacuna o sua empresa tem como objetivo resolver, bem como qual a solução que tem em mente oferecer.

Também terá de fazer uma análise de um concorrente, bem como uma análise SWOT para ver onde está atualmente no mercado. Mas antes de tudo isto, deve pensar se vai preparar um formato tradicional ou lean do seu plano de negócios. O formato lean é geralmente uma página e é menos comum. Também geralmente se concentra apenas nos elementos mais importantes do seu plano.

O formato tradicional é o mais comum e pode percorrer uma dúzia de páginas, dependendo das informações e detalhes com que está a fornecer o seu público-alvo. Porque é um formato mais comum, este será o principal foco desta publicação. Então, sem mais demoras, eis o que deve considerar e incluir no seu plano de negócios.

1. Sumário executivo

Embora o sumário executivo seja geralmente a primeira página de um plano de negócios, é geralmente escrito por último depois de todos os outros detalhes terem sido resolvidos para ajudar a dar aos investidores ou credores uma ideia mais completa do que esperar.

Na verdade, alguns investidores normalmente apenas pedem para ver o resumo executivo e só pedem o resto do plano mais tarde, se se sentirem convencidos de que o negócio tem potencial. O que é importante notar com um resumo executivo é que não deve tentar animar a empresa, mas sim falar num tom lógico, informativo e neutro que seja equilibrado e apresente todos os factos. Em última análise, o resumo executivo deve centrar-se nestes aspetos:

  • O que a empresa é, o que a torna diferente e por que vai ser bem-sucedida
  • Uma descrição dos produtos ou serviços oferecidos
  • Um resumo dos objetivos
  • Uma visão geral do mercado-alvo
  • Declaração de missão
  • Como vai comercializar as suas ideias
  • Informação sobre a estrutura de propriedade, equipa de liderança e funcionários
  • Localização
  • Informações financeiras como planos de crescimento de alto nível e quanto espera ganhar e gastar

2. Uma descrição completa da empresa

A descrição da empresa é o local onde dá uma visão mais detalhada do seu negócio e da sua estrutura (proprietários e estrutura legal), o problema que vai resolver ou a oportunidade que vai explorar, bem como o seu mercado alvo ideal e por que acha que o sua empresa será um sucesso. No que diz respeito ao mercado-alvo, é essencial identificar se vai ser uma empresa B2B ou B2C. Em alternativa, pode estar a servir organizações. Tem de deixar este ponto claro. Outras características desta parte do seu plano de negócios podem incluir:

  • Nome do negócio
  • A sua história, e se nenhuma, que experiência traz consigo
  • As suas vantagens competitivas
  • A sua estrutura de liderança e conhecimentos específicos
  • Localização e endereço
  • Details sobre produtos ou serviços a serem oferecidos
  • Pontos fortes globais
  • Objetivos da empresa a curto e longo prazo
  • A sua necessidade de financiamento
  • Planos para atingir metas de crescimento

3. Análise de mercado

Outro passo no processo de elaboração de um plano  de negócios é a realização de uma análise aprofundada do mercado. Isto implica vários aspetos. Em primeiro lugar, vai querer ver mais de perto a indústria em que está a operar. Poderá mostrar aos potenciais investidores o que a sua concorrência está a fazer e como planeia resolver quaisquer lacunas, reconhecendo os seus pontos fortes. Toda a pesquisa de mercado (seja qualitativa ou quantitativa) que tenha feito até este ponto deve entrar aqui.

Pode também destacar as tendências da indústria e os temas fundamentais e subjacentes. Por exemplo, de que forma observa mudanças no mercado? Há crescimento? Está a ver mudanças de gostos e, em caso afirmativo, quais são as razões subjacentes a estas?

Depois há o mercado alvo. Idealmente, responda a estas perguntas: de onde é que o seu negócio vai ser vendido, e o mais importante, para quem? Quais são as características e demografia dos seus potenciais clientes, que crescimento na sua base de clientes prevê, bem como em que fundamentos? Aqui, considere indicar os benefícios do utilizador, o facto de haver um interesse no mercado, documentando as reclamações do mercado, ou todas as anteriores.

4. Análise SWOT

Todos conhecemos os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Mas agora é hora de pôr isto em ação. Ao começar, considere dividir uma única página em quatro quadrados iguais, cada um dedicado a um aspeto diferente da análise SWOT. Este tipo de análise pode realmente ajudar a exemplificar o facto de conhecer a sua indústria e o seu negócio de dentro para fora porque estudou todas as ameaças potenciais e sabe como capitalizar os seus pontos fortes.

O seu plano de negócios requer análise

No que diz respeito aos pontos fortes, pergunte-se como é que estas vão ajudá-lo a aproveitar ao máximo as oportunidades; qual é o nível de qualidade do produto ou serviço que está a oferecer; o que a experiência da sua gestão trará para a mesa.

No que diz respeito a fraquezas, pergunte-se como é que estas (como a falta de financiamento ou poucos clientes à partida) podem potencialmente amplificar as ameaças e como os seus pontos fortes podem ser capazes de superá-los. Quanto às oportunidades, procure uma procura crescente na sua indústria específica, bem como se algum dos seus concorrentes foi à falência. Por último, as ameaças – podem ser identificadas observando recessões económicas ou mesmo a entrada de novos concorrentes no seu mercado.

Outra ideia útil é fazer uma análise SWOT para os seus concorrentes de modo a determinar como você pode ganhar uma maior parte da sua torta de mercado existente.

5. Gestão, pessoal e liderança

A menos que planeie ser um solopreneur, ou um show de um homem só, o sua empresa vai requerer as habilidades de uma equipa experiente. É por isso que vai querer preparar uma estrutura organizacional e identificar os líderes-chave, sua experiência, formação educacional, bem como competências. Mencione se estes líderes também têm experiência na indústria e, se não tiverem, mencionem o que podem oferecer. Discutir os deveres de cada cargo, bem como as respetivas responsabilidades. Mencionar a percentagem de propriedade do negócio também é uma boa ideia. Adicionar os seus CV ao plano da empresas também é uma boa ideia. 

Quanto ao pessoal (e à gestão, também), pense nos níveis salariais que serão necessários. Precisa de atrair candidatos qualificados para as posições que delineou ou tem pessoas prontas para começar?

Outros fatores a ter em conta incluem:

  • Planos de continuidade do negócio em caso de perda de um funcionário-chave
  • Se há pressões invulgares na subida de níveis salariais
  • Planos para melhorar ou manter a produtividade e a motivação

6. Produtos ou manutenções

Agora é hora de chegar ao nitty-gritty – o produto ou serviço real que planeia fornecer. É importante descrever isto com o máximo de detalhes possível. Fatores a ter em conta aqui são os benefícios do cliente e o ciclo de vida do produto. Além disso, vai querer explicar como funciona o seu produto ou serviço; o modelo de preços; o cliente típico; uma estratégia de vendas e distribuição; a sua vantagem competitiva; cumprimento da encomenda, etc.

A propriedade intelectual, os direitos de autor, as reservações e os ficheiros de marca ou de marca, bem como os seus aspetos jurídicos devem também ser apresentados aqui.

7. Marketing e vendas

Nenhuma estratégia de marketing ou vendas pode ser implementada sem uma compreensão completa do mercado em que irá operar. É por isso que é crucial apresentar no seu plano da empresas a dimensão do mercado (o seu crescimento, estabilidade ou declínio), o posicionamento global da indústria, o segmento de mercado a que se dedica, e que demografia o seu produto ou serviço irá finalmente servir (pense no total das famílias, rendimento mediano ou rendimento por demografia), seja a procura do produto ou serviço, vantagem competitiva significativa,  e diferenciação da concorrência e, naturalmente, do custo do produto e do serviço que está relacionado com o mercado.

Quando tivermos determinado esta informação, é hora de elaborar uma estratégia de vendas e marketing. Esta estratégia irá delinear como pretende atrair e reter clientes. Além disso, incluirá o processo de esmu um mercado. Pode considerar a inclusão dos diferentes channels de marketing – online, direto para o consumidor, ou através de outros retalhistas.

Há também marketing direto, publicidade e relações públicas a considerar. A criação e manutenção da fidelização do cliente também deve ser incluída aqui para o negócio de repetição. Importante notar é como os seus concorrentes apropam isto e ver se pode não só tirar-lhes aspetos chave, mas também como pode fazer melhor.

8. As operações comerciais

Na próxima parte deste artigo sobre como criar um plano de negócios, damos uma vista de olhos às operações comerciais reais. A eficiência, a capacidade e as melhorias planeadas serão essenciais aqui. Também importantes serão as instalações e o local onde a empresa estará situado. Considere as necessidades atuais e futuras ou compromissos a longo prazo com o imóvel. Além disso, determine quais são as vantagens e desvantagens da localização atual para que determine se deve eventualmente ficar nesse local ou mudar para outro.

Outros fatores a ter em mente são as suas instalações e a organização da produção; sistemas de informação de gestão que podem estar em vigor; a fiabilidade dos seus sistemas informáticos; conformidade com padrões de qualidade ou regulamentares; inventário; e relações com fornecedores.

9. Financiamento e previsão financeira

Como criar uma previsão financeira para o seu plano de negócios

Esta parte pode ser dividida em duas: a parte do pedido de financiamento e a parte da previsão financeira. Damos uma vista de olhos em cada um de cada vez.

Com pedidos de financiamento, vai querer explicar com clareza o montante de financiamento de que vai precisar a curto e médio prazo, bem como para que é que este financiamento será usado. Além disso, esclareça se está à procura de dívida ou capital próprio mais o tempo que será aplicável.

No que diz respeito às projeções financeiras, é necessário concentrar-se em fornecer informações detalhadas sobre o potencial de ganhos futuros nos próximos cinco anos. Esta é uma excelente forma de criar as bases para negociar quanto é que os investidores vão receber em troca do seu investimento inicial. Certifique-se de que as suas previsões são realistas e precisas. Pode querer incluir informações como:

  • Previsões de vendas
  • O custo das mercadorias vendidas
  • Uma previsão de lucro e perda
  • Uma demonstração de fluxo de caixa
  • Um balanço
  • Margem de lucro líquida prevista
  • Rácio de corrente
  • Rácio de volume de negócios a receber das contas
  • Margens brutas
  • Grandes despesas de capital
  • Demonstrações de fluxos de caixa
  • Previsão mensal de vendas e receitas
  • Demonstração de resultados
  • Análise de break-even

10. Anexos

Os anexos devem ser utilizados como o local onde fornece documentos comprovativos. Estes podem incluir:

  • Histórico de crédito
  • Currículos
  • Gráficos  organizacionais
  • Imagens do produto
  • Cartas de referência
  • Licenças, licenças, patentes, etc.
  • Contratos
  • Documentos/acordos jurídicos
  • Gráficos, gráficos de tabelas e notas
  • Definições
  • Notas legais
  • Garantia de marketing e publicidade
  • Documentos e projeções financeiras

Algumas dicas úteis ao escrever um plano de negócios

Agora tem uma ideia da informação necessária num plano de negócios. Mas há alguma dica a ter em mente ao prepará-lo? Na verdade, sim, existem. Aqui estão algumas das que recomendamos:

  • Tenha noção da razão pela qual decidiu escrever um plano de negócios
  • Tenha em mente o seu público-alvo
  • Não meta palha, mantenha-se conciso
  • Mantenha o texto simples, evite chavões ou frases complicadas
  • Foco na apresentação – torne fácil a compreensão de números ou conceitos complicados
  • Não seja demasiado otimista, mas bastante realista
  • Corrija e edite o documento quando terminar

Abra uma conta online gratuita para o seu novo negócio

– Acesso instantâneo aos fundos
– 0,00 euros de custos mensais
– Cartão empresarial gratuito


Começar agora

Para concluir…

E aqui está, alguns dos componentes mais importantes necessários quando se está a pensar em como elaborar um plano de negócios. Pode parecer muito trabalho no início, mas se o dividirmos em secções mais pequenas e trabalharmos em cada uma de cada vez, a tarefa de preparar o seu plano da empresas não vai parecer tão árdua como pensava.

Disclaimer: Tenha em atenção que o conteúdo deste artigo e do Blog myPOS, em geral, não deve ser interpretado como legal, monetário, fiscal, ou nenhum outro tipo de aconselhamento profissional. Deve sempre consultar um profissional antes de tomar uma atitude, uma vez que esta situação em particular pode diferir materialmente de outros casos.

Publicações relacionadas

2-3